Veja se suas dúvidas estão aqui. E se sinta à vontadepara entrar em contato com a gente.Será um prazer atender você.

Outras aplicações / Off-grid

Quais as outras aplicações para energia solar fotovoltaica?
A energia solar é muito versátil e tem sido utiliza para diversas aplicações. Há muito tempo já é utilizada por exemplo desde calculadoras até satélites. Nos últimos anos se tornou competitiva como alternativa à energia convencional para geração em usinas e também em residências e empresas. Podemos citar como principais aplicações atualmente:
• Satélites
• Eletrificação rural
• Comunidades remotas
• Casas de veraneio e em locais remotos
• Bombeamento de água
• Iluminação de ruas e estradas
• Monitoramento por câmeras e alarmes
• Telecomunicações
• Barcos, embarcações e sinalização marítima
• Sistemas híbridos e de backup com baterias para blackouts
• Geração de energia em usinas de grande porte
• Mini e Microgeração de energia em áreas urbanas para residências e empresas

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Quais equipamentos podem ser utilizados em um sistema isolado (off grid)?
Neste tipo de sistema, não devem ser utilizados equipamentos como chuveiro elétrico e ar condicionado, pois seu alto consumo e potência inviabilizam o sistema e eles podem ser substituídos. Além disso, deve se ter atenção com equipamentos com motores elétricos, como geladeiras e bombas d’água, pois a potência de partida exige inversores adequados. Sempre pergunte qual é o inversor ideal para alimentar seus equipamentos.

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Posso adaptar uma bomba d’água elétrica com energia solar fotovoltaica?
Sim, porém muitas vezes é inviável devido a potência de partida ou surto dos motores elétricos que pode chegar a oito vezes a potência nominal, exigindo um inversor muito grande e caro e inviabilizando o sistema seja pelo custo ou até mesmo tecnicamente. Por esse motivo, surgiram as bombas solares, que dispensam o uso de inversores e devem ser utilizadas sempre que possível, substituindo as bombas convencionais.

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Por que a vazão das bombas solares deve ser considerada em L/dia e não L/h?
Bombas d’água solares não possuem uma vazão constante, a vazão varia com a hora do dia, conforme a irradiação solar. Como a vazão é muito diferente entre 9h da manhã e 12h, por exemplo, faz mais sentido olhar a produção diária, que pode ser determinada e é relativamente constante.

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

As bombas d’água solares funcionam com bateria?
Depende da bomba. A grande maioria das bombas solares não é feita para trabalhar com baterias e essa é a sua grande vantagem. Como elas bombeiam somente enquanto houver sol, o ideal é que a água seja bombeada e armazenada durante o dia para ser utilizada durante o dia e a noite. Assim como para as baterias, o reservatório deve ser grande o suficiente para garantir a água durante os dias nublados

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato