Veja se suas dúvidas estão aqui. E se sinta à vontadepara entrar em contato com a gente.Será um prazer atender você.

Equipamentos

Painel Solar Fotovoltaico
O painel solar fotovoltaico é o principal elemento de um sistema de energia solar, sendo o responsável por captar a radiação solar e transformar a energia recebida em corrente elétrica.
Existem diversos tipos de painéis solares, que tem sido frutos de intensa pesquisa e desenvolvimento nos últimos anos, tendo aumentado sua eficiência de maneira contínua e acelerada.
Os principais tipos de painéis solares utilizados comercialmente são feitos de células fotovoltaicas de silício podendo ser policrisstalinos ou multicristalinos (estes possuem maior eficiência de célula, que não necessariamente se reflete em maior eficiência do módulo como um todo)
Ainda existem os painéis de filme fino (thin film), de silício amorfo e os painéis orgânicos ou OPV. Todos estes ainda possuem menor penetração comercial do que os painéis de silício
O Painel Solar Fotovoltaico deve possuir um selo do Inmetro que indica sua eficiência. Hoje existem painéis comerciais com eficiência de célula superior a 20%

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Inversor
O inversor é o equipamento central em um sistema fotovoltaico pois transforma a energia de corrente contínua produzida pelos painéis para corrente alternada de forma que possa ser utilizada pelos equipamentos elétricos
O inversor pode ser Grid-Tie, On-Grid ou de conexão à rede, utilizado em paralelo com a rede elétrica e que injeta a energia dos painéis diretamente na rede para que possa então ser utilizada pelos equipamentos elétricos.
Também existem os inversores Off-Grid ou isolados que não funcionam em paralelo ou integrados à rede elétrica. Estes inversores sempre funcionam junto com baterias e utilizam a energia armazenada nas baterias para abastecer os equipamentos elétricos.
Existem inversores Off-Grid que também são carregadores de bateria, chamados Inversores-Carregadores. Estes inversores estão aptos a utilizar a energia das baterias para alimentar uma carga como também utilizar um gerador ou a rede elétrica para carregar as baterias em caso de necessidade.
Os inversores chamados de híbridos aliam a tecnologia dos inversores On-Grid e Off-Grid, além de também serem carregadores de baterias. Os inversores híbridos são utilizados em sistemas Grid-Tie com backup de energia em caso de queda na rede elétrica.

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Stringbox (proteções)
O quadro elétrico de proteções é comumente chamado de stringbox nos sistemas de energia solar uma vez servem para fazer a proteção de uma string ou uma série de painéis fotovoltaicos e o inversor.
Tipicamente, os elementos de proteção utilizados são os fusíveis ou disjuntores, Chave Seccionadora e Dispositivo de Proteção de Surto (DPS).
É importante que o projetista e o instalador estejam acostumados e saibam projetar e utilizar os equipamentos de corrente contínua que apresentam um risco maior em relação aos sistemas de corrente alternada.
Os dispositivos de proteção utilizados devem ser sempre de boa qualidade e seguir as normas de fabricação e segurança vigentes.

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Controlador de Carga
Os controladores de carga são dispositivos que ficam entre os painéis fotovoltaicos e são utilizados exclusivamente para carregamento de baterias em sistemas off-grid.
Sua função é controlar o fluxo de carregamento e descarga das baterias, protegendo as mesmas.
Os controladores de carga são divididos em 2 tipos principais: PWM e MPPT, sendo que o segundo tem a capacidade de seguir o ponto ótimo de carga do painel e carregar as baterias maior quantidade de energia

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Baterias
Diversos tipos de baterias podem ser utilizados nos sistemas de energia solar off-grid e híbridos, destacando-se principalmente as baterias estacionárias de chumbo-ácido, as baterias OPzS e OPzV que também são de chumbo-ácido, mas possuem uma arquitetura diferente, com maior vida útil e suportam maior profundidade de descarga.
Existem ainda as baterias de lítio que são menores e possuem maior vida útil, sendo, porém, mais caras.
No Brasil, as principais baterias que ainda são utilizadas em sistemas off-grid de pequeno porte são as estacionárias por sua relação custo x benefício.
Cada vez mais, porém estas baterias devem ser substituídas por baterias de lítio ou mais modernas que possuem melhor performance.

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Bombeamento Solar
A energia solar é muito utilizada em sistemas de bombeamento e de irrigação por sua versatilidade e boa eficiência. Ao contrário de outras aplicações, no bombeamento solar não são utilizadas baterias, sendo a energia dos painéis solares utilizada diretamente na bomba.
Normalmente utiliza-se um reservatório para onde a água é bombeada e utilizada posteriormente.
As bombas possuem uma construção especial e são controladas por drivers que controlam a vazão e o nível de tensão e corrente dos painéis solares

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Estruturas de Montagem
As estruturas de montagem são uma parte importante de um sistema de energia solar.
Servem para fazer a fixação dos painéis, e devem garantir uma boa fixação, sendo resistentes e confiáveis. Os materiais utilizados precisam resistir ao tempo por muitos anos.
Normalmente são utilizados aço inox, alumínio e aço galvanizado ou até plástico.
As estruturas de montagem são normalmente pensadas para um determinado tipo de local de instalação, podendo ser feitas para instalação em telhado de cerâmica, telhado metálico, laje, fixação no solo ou sobre outras estruturas metálicas como estacionamentos de veículos

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Inversor/Carregador
O inversor-carregador e tem sido muito utilizado em sistemas híbridos que aliam as vantagens dos sistemas de energia solar conectados à rede e sistemas com baterias.
Desta forma, pode ter-se em um único sistema que gera energia conectado à rede elétrica, mas em caso de falta de energia o inversor carregador entra como backup, alimentando as cargas de maior prioridade

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato

Carregador de Carro Elétrico
O carregador de carro elétrico pode ser instalado em residências, empresas, condomínios ou espaços públicos como parques e shopping-centers.
Com o aumento da frota de carros elétricos no Brasil, tem-se a necessidade de ampliação da disponibilidade de pontos de recarga.
A união da energia solar com os carros elétricos é muito benéfica pois assim evita-se e emissão de gases efeito estufa tanto pela não utilização de combustível fóssil no veículo quanto pela utilização de uma fonte de energia elétrica limpa e renovável.

A informação foi útil? Sim, obrigadoNão, entrar em contato