Energias renováveis ou energias alternativas

Energia renovável ou energia alternativa é aquela gerada através de fontes renováveis e que, portanto, não gera impacto no meio ambiente, seja através do esgotamento de recursos ou pela emissão de CO2 na atmosfera. As principais fontes alternativas de energia são a energia solar, eólica, hidráulica, biomassa, maremotriz e geotérmica. Duas dessas fontes, no entanto, a biomassa e a hidráulica, merecem uma observação:

energias-renovaveis

A biomassa, apesar de emitir CO2 na queima para gerar energia, recupera esse CO2 através da fotossíntese enquanto se desenvolve e por isso não afeta o meio ambiente. A observação vem de sua origem, que pode ser de sobras ou resíduos de matéria orgânica da atividade humana, ou ainda biomassa exclusivamente produzida para geração de energia. No segundo caso, questiona-se a concorrência por terra do plantio para geração de energia com o plantio para alimentação. O plantio para geração de energia pode estar relacionado à escassez de alimentos e à alta de preços dos mesmos, porém esta realidade não é valida para todas as regiões, o que torna o tema polêmico.

Já a energia hidráulica, de fonte indiscutivelmente renovável, é questionada nos grandes projetos. Uma grande usina causa uma série de impactos devido à área alagada que gera e suas conseqüentes alterações no meio ambiente e entorno. Além do grande impacto social de algumas dessas usinas, cientistas alegam que os impactos ambientais são irreversíveis e, muitas vezes, podem ser mais prejudiciais que os benefícios de utilizar uma fonte renovável. Existem, porém, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que são pequenas usinas hidrelétricas que praticamente não geram áreas de alagamento. Estas se utilizam da fonte renovável e preservam o meio ambiente sendo, portanto, uma excelente alternativa.